Positrén_ » informação

Que é Positrén?

Positrén é um novo modo de conhecer os comboios que circulam pelas vias de Portugal e Espanha.

Como se usa?

Positrén é construído no Google Maps, de modo que as operações básicas como fazer zoom, mudar o centro do mapa ou alternar entre vista de mapa e vista por satélite são feitas da mesma forma que você faria no Google Maps.

A vista normal mostra os comboios que estejam a circular nesse momento situados em sua posição aproximada. Comboios Alfa Pendulares mostram-se em cor vermelho e azul, Intercidades mostram-se em cor verde, Regionais mostram-se em cor laranja e Urbanos mostram-se usando a cor da linha a que pertencem. Os outros comboios se mostram em cor cinza escura.

O comutador de camadas está localizado no canto superior direito do mapa. Aqui você pode ativar ou desativar os comboios, bem como os elementos estáticos (linhas e estações). À esquerda do selector de capas encontra-se um botão para procurar uma posição no mapa (cidades, direcções, etc.) e outro que permite voltar a centrar o mapa na posição original.

Ao pulsar sobre um comboio abre-se uma janela de informação que mostra o tipo de serviço que presta o comboio, seu percurso e a próxima estação na que efectuará parada. Se está disponível informar-se-á também do atraso do comboio, indicado em minutos com respeito à hora prevista. Para complementar esta informação utiliza-se um código de cores: verde para os comboios que circulam em hora ou com um atraso inferior a cinco minutos, amarelo para os comboios com um atraso dentre cinco e quinze minutos e vermelho se o atraso é superior a um quarto de hora. Se a informação de puntualidade não está disponível, indicar-se-á com cor cinza. Pelas limitações impostas pelos serviços públicos de informação, estes dados podem ter uma pequena margem de erro com respeito à realidade, pelo que não se têm em conta para o cálculo das posições sobre o mapa.

Ao pulsar sobre uma estação mostra-se uma lista com os próximos dez comboios que efectuarão parada. Para os comboios que continuem percurso detalhar-se-á seu destino, enquanto aqueles que acabem o trajecto na estação informarão de sua procedência. Se o número total de comboios que efectuam parada é inferior a dez, a lista completar-se-á com os comboios correspondentes ao dia seguinte.

Ao mudar o centro do mapa ou o nível de zoom, e sempre que conte-se com um navegador compatível com HTML5, a direcção que mostrará a barra do navegador na cada momento corresponder-se-á à posição actual do mapa. Isto é, esta direcção pode-se guardar num marcador ou enviar por correio electrónico para que o mapa se abra numa posição concreta sem necessidade da procurar. Por exemplo, o seguinte enlace permite ver os arredores de Entroncamento.

Quando se acede à página através de um móvel a disposição dos botões muda para fazer mais singelo seu uso em ecrãs pequenas. Outras características também se ajustam às características do dispositivo, por exemplo actualizando a posição dos comboios sobre o mapa apenas uma vez por minuto.

Recorda: Positrén não deve se considerar uma fonte de consulta, nem utilizar para nenhuma tarefa que precise informação precisa. Em nenhum caso garante-se que as posições mostradas se correspondam exactamente com as reais.

Como é feito?

Positrén é inspirado em Swisstrains.ch, um mapa que mostra os comboios suíços sobre um mapa imitando um movimento em tempo real. De um modo similar ao caso de Suíça, Positrén calcula as posições teóricas dos comboios que circulam na cada momento a partir dos horários proporcionados pelas páginas de informação pública de CP e Refer.

Desde a equipa de Positrén queremos dedicar umas linhas a agradecer a Ângelo Campos, Martinho e Miguel a ajuda que nos proporcionaram, que nos serviu para que Positrén pudesse chegar a Portugal. A todos, os nossos sinceros agradecimentos.